Casa-cantinhodoscadeirantes.com.br

Dicas de design de interiores de casa adaptada para cadeirante

Posted on

Com o crescimento da população idosa e o aumento conscientização de inclusão de pessoas com deficiência, cada vez mais os arquitetos e designers de interiores estão se preocupando em criar ambientes acessíveis proporcionando segurança e autonomia para pessoas com necessidades especiais.

Muitas vezes a necessidade de adaptar a casa pode surgir de uma hora para outra e os familiares se veem perdidos, sem saber por onde começar.

Casa-cantinhodoscadeirantes.com.br

                        Fonte: www.cantinhodoscadeirantes.com.br

A seguir, veja algumas dicas para mudar a sua casa proporcionando acessibilidade a cadeirantes.

Barras de apoio

Barras de apoio devem ser colocadas em pontos estratégicos, como banheiros, cozinha e quarto. Quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser confeccionadas em material resistente à corrosão, evitando assim acidentes.

Espelhos

Os espelhos podem ser instalados em paredes sem pias de maneira a garantir o alcance visual. Podem ter dimensões maiores, sendo recomendável que sejam instalados entre 0,50 m até 1,80 m em relação ao piso acabado.

Banheiros

Deve ser instalado lavatório sem coluna ou com coluna suspensa ou sobre tampo. Eles devem ser equipados com torneiras acionadas por alavancas, torneiras com sensores eletrônicos ou dispositivos equivalentes.

As bacias e assentos sanitários acessíveis devem estar a uma altura entre 0,43 m e 0,45 m do piso acabado.

Os pisos devem ser antiderrapantes e não podem ter desníveis junto à entrada e soleiras e os ralos devem ser posicionados fora das áreas de manobra e transferência.

Nos boxes comuns, as portas devem ter vão livre mínimo de 0,80 m. Nas edificações existentes, admite-se porta com vão livre de no mínimo 0,60 m. Recomenda-se que as portas abram para fora, para facilitar o socorro à pessoa, se necessário.

Banheiro-8-cadeiranterj.blogspot

                                                      Fonte: Blog www.cadeiranterj.blogspot.com

Armários

A altura de utilização de armários deve estar entre 0,40 m e 1,20 m do piso acabado. A altura de fixação dos puxadores e fechaduras deve estar em uma faixa entre 0,80 m e 1,20 m. A projeção de abertura das portas dos armários não pode interferir na área de circulação mínima de 0,90 m e as prateleiras, gavetas e cabides devem possuir profundidade e altura que atendam às faixas de alcance manual e visual.

Klipon Kitchen

                                           Fonte: Internet – Klipon Kitchen

Mesas ou superfícies de refeição

As mesas ou superfícies de refeição acessíveis devem estar localizadas dentro de uma rota acessível, devendo garantir a aproximação frontal.

O tampo deve ter altura e espaço livre de forma ao cadeirante se posicionar sob a mesa ou superfície.

mesa-portalG1

                          Fonte: Portal G1

Cozinhas

Na cozinha deve ser garantida a condição de circulação, aproximação e alcance dos utensílios. As pias devem possuir altura de no máximo 0,85 m, com altura livre inferior de no mínimo 0,73 m.

Cozinha-3 - mostra de decoração em campinas-2

                                                     Fonte: Internet – Mostra de decoração em Campinas

Cozinha-1

                                                       Fonte: Pinterest

Cozinha-6-Pinterest-Universa.uol.com.br

                                 Fonte: Pinterest

Os dormitórios acessíveis

As dimensões do mobiliário dos dormitórios devem atender às condições de alcance manual e visual dispostos de forma a não obstruírem uma faixa livre mínima de circulação interna de 0,90 m de largura, prevendo área de manobras para o acesso ao banheiro, camas e armários. A altura das camas deve ser de 0,46 m.

Portas e Corredores

As portas e corredores devem ser dimensionados de forma a garantir a livre circulação de uma cadeira de rodas. Tomando cuidado para que o espaço seja suficiente para e manobrar sem dificuldades. O dimensionamento dos espaços varia de acordo com o layout da circulação.

Móveis e objetos soltos devem ser evitados devido ao risco do cadeirante esbarrar, derrubar alguma coisa ou até se machucar.

As maçanetas das portas devem ser preferencialmente do tipo alavanca.

 

Esse blog foi baseado na NBR 9050. Recomendamos a busca de profissionais especializados, arquitetos ou designers que poderão analisar o que realmente é necessário e orientar todos nesse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>