*Por Redação
Objeto de desejo de muitos brasileiros, o ar-condicionado tem se tornado um item cada vez mais indispensável em casas, escritórios e automóveis, principalmente durante as estações mais quentes do ano.
Mas, o que muita gente não sabe, é que a limpeza e manutenção são essenciais para garantir o bom funcionamento do aparelho e até mesmo evitar problemas respiratórios. Isso porque a má conservação do sistema provoca o acúmulo de fungos, ácaros e substâncias químicas que podem entrar em nosso organismo pela respiração, causando alterações como gripes, alergias e irritação nos olhos.
Mas fique tranquilo: o ar-condicionado não é vilão da nossa saúde, só precisa de cuidados constantes.
A manutenção também é importante porque um equipamento sujo e em mal funcionamento pode provocar ainda um aumento significativo no consumo de energia. Procure rapidamente por uma assistência técnica se identificar problemas como:
– Barulho estranho ou anormal;
– Vazamento de água (ar-condicionado pingando água);
– O ar-condicionado não gela (não está refrigerando);
– Luzes piscando no painel de forma diferente do normal;
– Mau cheiro (de queimado, de sujeira, de mofo etc);
– Ar-condicionado não liga;
– Controle parou de funcionar (teste trocar as pilhas antes de chamar um técnico, senão o coitado dará viagem perdida e você poderá ter que pagar uma visita sem necessidade).
Dependendo do defeito que apresentar, a manutenção é feita in loco, senão na oficina da empresa de ar-condicionado contratada (apenas em alguns casos mais graves).
Porém, se você detectar algo mais sério no equipamento, chame a manutenção corretiva imediatamente, a fim de que o estado de seu ar-condicionado não se agrave. Técnicos especializados em manutenção de ar-condicionado efetuam um trabalho mais detalhado e completo conforme abaixo:
– Desmontam as principais peças para se certificarem de que está tudo certo e funcionando bem;
– Verificam se há vazamento do líquido refrigerante e se o equipamento o tem na quantidade correta – Caso não esteja correto, deve ser realizada uma recarga de gás no ar-condicionado, após resolver a causa do vazamento;
– Limpam e lubrificam as peças do aparelho;
– Aplicam produtos especiais que eliminam os resíduos e impurezas do filtro e da serpentina. Esses dois elementos são alguns dos locais que mais acumulam os famosos “bichinhos” que detonam e aniquilam seus pulmões e vias aéreas, causando doenças, alergias etc.
Após a limpeza e manutenção do ar-condicionado, a máquina fica funcionando como nova, com qualidade de ar renovada e garantida. Mantendo atenção a esses cuidados, você preserva sua saúde, evita alergias e outros males, e claro – impede que saia mais dinheiro de seu bolso.
Então, quando foi a última vez que você realizou uma manutenção em seu aparelho de ar-condicionado? Se você não se lembra ou nunca fez, já está mais do que na hora.
A Tieppo recomenda a Installadores.com. Parceira do escritório há muitos anos, a empresa oferece serviços como instalação e manutenção preventiva e corretiva de sistemas de ar-condicionado. Acesse o site http://www.installadores.com/ ou ligue para (11) 3192-3857.