Dentro de um projeto de decoração existem algumas peças chaves que compõem o espaço como um todo, e na sala o tapete é uma dessas peças. Ter um tapete no ambiente faz toda a diferença para a decoração, ele traz aconchego, transparece seu estilo e delimita os espaços. Além de ter o apelo decorativo, ele também tem função térmica, aquecendo o ambiente por impedir que o frio emane do piso para os nossos pés, sendo ideal para os dias mais frios, e tem função acústica, já que ameniza o ruído causado pelo contato dos sapatos.
Para escolher seu tapete é preciso que a cor, estampa, tamanho e formato entrem em harmonia com a decoração do espaço. Uma dica é deixar para comprar esta peça por último ou usá-la como base para adquirir os outros objetos de decoração. Além desses fatores, é importante escolher um tapete que não acumule sujeira ou antialérgico, pois neste ambiente há maior circulação de pessoas.
O tapete deve ultrapassar as laterais do sofá em pelo menos 30cm, passando a impressão de que o ambiente é maior.
Na hora de escolher a cor ou a estampa, é preciso primeiramente decidir se você quer usar o tapete como elemento de destaque, como um tapete colorido em um ambiente monocromático, ou apenas como complemento de tom, neste caso o ideal é um tapete de um tom mais claro ou mais escuro, para que ele se destaque um pouco do piso.
Essas dicas auxiliam na escolha do tapete, porém não substituem o profissional, arquiteto ou designer de interiores, na hora da escolha.
Para continuar recebendo essas dicas semanalmente, inscreva-se em nosso newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.